Vítor Oliveira, obrigado - TVI

Vítor Oliveira, obrigado

Pela frontalidade, pela honestidade e pela perspicácia

Relacionados

Antes de mais, convém iniciar este sobe com um sincero agradecimento a Vítor Oliveira. Pela frontalidade, pela honestidade e pela perspicácia.

Coisa tão rara no futebol.

Vítor Oliveira é, porém, um homem diferente. É frontal, é honrado e é verdadeiro. Não faz fretes a ninguém. Tem demasiados anos disto para se esconder atrás de frases inócuas.

O que disse no domingo é um tratado de coragem e bom senso.

O Sporting tem de facto poucos jogadores de topo. Para mim tem três – Bruno Fernandes, Acuña e Mathieu –, com mais três – Coates, Wendel e Vietto – a sonharem também o ser num dia bom.

Mas quantos destes caberiam de facto no onze titular de um rival?

O Sporting é mais fraco do que Benfica e FC Porto, sem dúvidas. Tem um plantel muito mais débil. Por isso é normal que perca mais vezes e esteja em dezembro afastado da luta pelo título.

O que é mais grave é que nos últimos dois anos a formação leonina tem vindo a perder qualidade a um ritmo assustador. Os melhores jogadores do plantel, aliás, vêm praticamente todos do tempo de Bruno de Carvalho: Bruno Fernandes, Mathieu, Acuña, Wendel e Coates, por exemplo.

Nos últimos dois mercados de transferências, Frederico Varandas contratou onze jogadores, mas quantos têm realmente qualidade para jogar no Sporting? É justo pensar que Ilori, Borja, Rosier, Luís Neto, Eduardo, Doumbia, Rafael Camacho, Fernando, Jesé ou Bolasie podem ser mais valias para o clube? Para além de Vietto, o que realmente fica de 45 milhões de euros gastos?

Porque ainda há essa: o Sporting não tem dinheiro, mas em dois mercados de transferências (janeiro e agosto) gastou 45 milhões de euros. O que não são propriamente trocos.

Por tudo isso, sim, Vítor Oliveira está coberto de razão. Merece um aplauso até, por dizer aquilo que muitos se calhar também pensam, mas ninguém tinha coragem de dizer com esta frontalidade.

Agora convém que o Sporting pense nisto. Não vale a pena andar enganado.

Continue a ler esta notícia

Relacionados