Três homens morreram, este sábado, na sequência da queda numa fossa de uma suinicultura, na Herdade da Galega, na Carregueira, concelho da Chamusca. Ao todo, caíram quatro pessoas no reservatório. Uma das vítimas foi resgatado com vida, em estado grave e transportado para o Hospital de Santarém. 

O ferido grave será um jovem de 20 anos, filho do proprietário da herdade. 

De acordo com fonte do CDOS de Santarém, uma mulher, com 25 anos, que será familiar de "pelo menos uma das vítimas do acidente", ter-se-á sentido mal e foi assistida no local pelo INEM. Mas esta vítima não necessitou de assistência hospitalar e não consta sequer da contabilização de vítimas feita pelo coordenador das operações no terreno. 

O resgate foi dado por terminado pelas 21:00, com a remoção dos três cadáveres da fossa. As vítimas estiveram soterradas mais de cinco horas. O alerta foi dado por volta das 15:30.

As causas do acidente não foram ainda apuradas, mas terá acontecido quando os proprietários da exploração e os funcionários procediam à limpeza da fossa. O reservatório tem seis metros de profundidade e dois de diâmetro. Os corpos foram resgatados do fundo da fossa. Foi necessário esvaziar toda a fossa e celar as que ali iam escoar para retirar os cadáveres. 

Das vítimas mortais, duas são familiares (o dono da Herdade da Galega e um filho) e outra é colaborador na mesma exploração. Têm 30, 34 e 50 anos de idade. 

No local estiveram as corporações dos bombeiros da Chamusca, do Entroncamento, Constância, Golegã e Alpiarça. Foi acionada também uma equipa de psicólogos do INEM. 

Pelas 22:00, os corpos ainda se encontravam no local e aguardava-se a presença da Polícia Judiciária, que irá proceder à recolha de indícios para investigar as causas do acidente. 

Manuela Micael Susana Bento Ramos / JGR - Notícia atualizada às 22:02