Militares da GNR resgataram cinco cães recém-nascidos e a sua progenitora abandonados na localidade de Canhoso, no concelho de Covilhã.

Em comunicado, fonte da GNR sublinha que os militares agiram na  sequência de uma denúncia a informar que teriam sido abandonados os cachorros no interior de um saco junto a uma ribeira, os militares da Guarda deslocaram-se ao local e resgataram os cinco cães recém-nascidos e a sua progenitora, que não apresentavam qualquer ferimento.

Após o seu resgate e verificação da condição de saúde, os animais foram entregues à Associação de Ajuda Animal na Covilhã – Shelter 4 Life.

Foi instaurado um processo crime por abandono e maus-tratos a animais de companhia, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial da Covilhã.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.