A faixa etária dos 20 aos 30 anos pode começar a ser vacinada contra a covid-19 "já entre o final de julho e o início de agosto", adiantou esta terça-feira o coordenador da task-force para a vacinação, o vice-almirante Gouveia e Melo. 

É natural que no início de agosto estejamos já a vacinar pessoas na faixa etária dos 20 aos 30 anos", disse o coordenador.

Já os maiores de 40 e 30 anos, com vacinação prevista para o mês de junho, serão chamados, inicialmente, a nível local. Apenas depois poderão efetuar o agendamento.

De acordo com Henrique Gouveia e Melo, "o autoagendamento não tem causado problemas". O que acontece é o esgotamento da capacidade de agendamento de vagas. Aliás, "o fluxo foi tão grande" que ficaram 60 mil pessoas à espera, mas agora já só há apenas quatro mil pessoas a aguardar.

Quando se chegar à faixa etária dos 18 anos, deixa de haver propagação comunitária e o vírus pode passar a ser endémico. "Mata-se o vírus na comunidade e protege-se as crianças."

Também a restrição para quem teve covid-19 há seis meses já foi retirada.

Havendo uma segurança quanto à fiabilidade da vacina da Pfizer, o coordenador acredita que é possível que a DGS autorize a vacinação de pessoas abaixo dos 15 anos, como nos EUA.

Rafaela Laja