As aplicações do Facebook, Instagram e Whatsapp registaram falhas no funcionamento, esta segunda-feira. Os problemas técnicos do Facebook e Instagram começaram por volta das 16:44, e só terminaram quase às 23:00.

No caso da aplicação de troca de mensagens WhatsApp, quando os utilizadores enviam mensagens, aparecia o ícone de um relógio e a mensagem não era enviada.

O dono do Facebook, Mark Zuckerberg, pediu desculpas no final da noite, afirmando que sabe o quanto as pessoas confiam nos serviços da empresa.

O responsável pela área da tecnologia do Facebook (CTO), Mike Schroepfer, pediu “sinceras desculpas” a todos os utilizadores afetados pela interrupção nos serviços.

Estamos a enfrentar problemas na rede e as equipas estão a trabalhar o mais rápido possível para expurgar e restaurar o serviço o mais depressa possível”, disse Mike Schroepfer na sua conta no Twitter.

A empresa já reagiu publicamente, através de uma publicação no Twitter, onde reconheceu que "algumas pessoas" estão a reportar problemas a aceder à aplicação do Facebook e garantiu que a equipa da empresa está a trabalhar para normalizar a situação "o mais depressa possível".

Instagram e Whatsapp fizeram publicações semelhantes, onde admitiram estar ter dificuldades em resolver os problemas técnicos. 

De acordo com o site Downdetector, o número de problemas reportados por utilizadores cresceu ao longo do tempo.

De acordo com a agência espanhola, utilizadores de países como os Estados Unidos, México, França, Roménia, Noruega, Geórgia, Grécia já registaram no portal Downdetector que estão a ter problemas.

João Guerreiro Rodrigues / Atualizada às 22:48