Cidades ativam apoios para sem-abrigo devido ao frio - TVI

Cidades ativam apoios para sem-abrigo devido ao frio

  • Atualizada às 18:55
  • 5 fev 2018, 17:45
Frio obriga equipas de voluntários a socorrer os sem-abrigo

Além de Lisboa, no Porto, três instalações vão estar abertas para fornecer refeições quentes. Estação de metro do Bolhão vai ficar aberta. Em Évora, Câmara vai abrir um centro de acolhimento

A Misericórdia do Porto ativou esta segunda-feira um “programa de apoio” aos sem-abrigo devido à “vaga de frio que se avizinha”, disponibilizando até sexta-feira, para acolhimento, dois dos seus equipamentos do concelho, revelou a instituição.

Os equipamentos existentes na Casa da Rua - D. Lopo d'Almeida, no Centro Hospitalar Conde de Ferreira [rua de Costa Cabral] e no Centro de Alojamento Social - D. Manuel Martins [rua da Bouça, 158] estão disponíveis para receberem quem necessitar deles, fornecendo também refeições quentes e higiene pessoal”, revela a instituição, em comunicado.

A Misericórdia do Porto acrescenta que este apoio “a pessoas sem alojamento” vai manter-se ativo até sexta-feira.

Já a Câmara do Porto, vai acionar a partir desta noite o Plano de Contingência para a “vaga de frio” e disponibilizar transporte para o Centro de Acolhimento de Emergência “para as pessoas que o desejarem”, anunciou a autarquia.

Em resposta escrita à Lusa, a autarquia refere que durante os dias de ativação do Plano, que se prevê “que se mantenha ativo durante as próximas três noites”, a “equipa multidisciplinar de rua disponibiliza transporte para o Centro de Acolhimento de Emergência que existe, desde setembro de 2017, nas antigas instalações do Hospital Joaquim Urbano”.

A autarquia refere que irá aumentar a capacidade do centro para acolher “as pessoas que o desejarem”, com o apoio do Exército que, indica, “disponibilizará camas suplementares”.

Para além disso, no terreno, as equipas vão fornecer bebidas quentes e cobertores a quem não aceitar o acolhimento temporário proposto”, indica a câmara, recordando que “o programa de acompanhamento aos sem-abrigo decorre durante todo o ano”.

Segundo a autarquia, “foi ainda articulado entre o município e a Metro do Porto o não encerramento noturno da estação de metro do Bolhão, mantendo-se aberta excecionalmente 24 horas por dia, no período de 5 a 8 de fevereiro, para acolher as pessoas que ali desejarem permanecer”.

Acolhimento em Évora

Tal como em Leiria, em Évora, a Câmara Municipal também ativou o plano de contingência para apoio e proteção de emergência aos sem-abrigo do concelho, devido ao tempo frio, disponibilizando um centro de acolhimento e refeições quentes.

As equipas de apoio já estão no terreno a falar com as pessoas [sem-abrigo] identificadas no plano e outras que não estão identificadas”, afirmou à agência Lusa o vice-presidente da autarquia, João Rodrigues.

As equipas de rua, compostas por técnicos de várias entidades, vão sensibilizar os sem-abrigo para proteção contra o frio, dar indicações da abertura do centro de acolhimento de emergência e verificar necessidades de alimentação, vestuário, agasalhos ou cuidados de saúde.

O autarca indicou que o Monte Alentejano, espaço municipal localizado próximo do centro histórico da cidade, “vai estar aberto hoje e amanhã à noite”, entre as 18:00 e as 08:00, para oferecer um teto e refeições quentes a quem necessitar.

Depois, vamos ver se será necessário mais algum espaço e durante mais alguns dias”, assinalou, realçando que “tudo vai depender da informação” prestada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Bombeiros em Oeiras

Perto de Lisboa, em Oeiras, a Câmara Municipal ativou o plano de contingência para fazer face às condições atmosféricas adversas, sobretudo devido à vaga de frio, mediante articulação entre a autarquia, a polícia e duas corporações locais de bombeiros.

Este plano de atuação, ativado no passado dia 1 de fevereiro e até que as condições meteorológicas se mantenham, inclui, além da disponibilização de agasalhos, o acolhimento noturno, para pernoita das pessoas sinalizadas e acompanhadas pelos parceiros, disponível nas instalações do quartel dos Bombeiros Voluntários do Dafundo”, explica o município, em comunicado.

O acolhimento noturno é efetuado mediante o contacto pessoal com cada uma das pessoas "em situação de sem teto", de modo a prestar-lhes informação sobre esta resposta e a aferição do interesse em a utilizarem.

A identificação, o acompanhamento, a monitorização da segurança atendendo às condições atmosféricas adversas e o encaminhamento das pessoas a acolher são realizados mediante articulação entre a CMO, o IDEQ [Instituto para a Prevenção e Tratamento da Dependência Química e Comportamentos Compulsivos] e a PSP. Aos que quiserem pernoitar é disponibilizado, pelo IDEQ, um ‘kit’ de higiene pessoal e vestuário. Durante o período de vaga de frio, são servidas refeições quentes (jantar) pela corporação dos Bombeiros Voluntários do Dafundo”, refere a nota.

Agasalhos em Faro

Equipas com elementos dos Bombeiros Sapadores de Faro, da Cruz Vermelha e dos serviços de Ação Social da Câmara de Faro vão estar a partir desta segunda-feira nas ruas a distribuir agasalhos.

Com o objetivo prioritário de acudir a cidadãos sem-abrigo ou com necessidades especiais, estas equipas percorrerão vários pontos do concelho distribuindo agasalhos", lê-se no comunicado enviado pela Câmara de Faro.

A autarquia adiantou que a medida entra em vigor esta segunda-feira, com a saída para a rua de equipas que estarão "em ação de vigilância e auxílio a quem mais necessite", devido às baixas temperaturas que se fazem sentir em Portugal.

O aviso de descida drástica das temperaturas motiva a adoção de medidas de contingência e recomendações por parte do município, para proteção das comunidades", refere o comunicado.

A autarquia pede ainda a colaboração da população "na identificação de eventuais situações que se enquadrem neste tipo de apoio disponibilizado".

Para encaminhamento de situações identificadas, a Câmara de Faro solicita o contacto com a central de comunicações do Serviço de Proteção Civil e Bombeiros de Faro através do número 289888000.

Continue a ler esta notícia