Um incêndio que deflagrou esta tarde num restaurante situado no rés-do-chão de um prédio de três andares, em São Bernardo, no concelho de Aveiro, causou quatro feridos.

Um dos feridos sofreu queimaduras num membro superior e os restantes queixaram-se de dificuldades respiratórias, por inalação de fumos, pelo que todos foram transportados ao hospital.

Segundo o comandante dos Bombeiros Velhos, Carlos Pires, o alerta para o incêndio urbano foi dado às 14:30, tendo-se deslocado para o local cinco viaturas e 17 operacionais.

Tratou-se de um incêndio de grande dimensão que começou na conduta de evacuação de fumos do restaurante”, disse o mesmo responsável, em declarações à Lusa.

Pelas 16:10, o fogo já tinha sido dado como extinto, estando neste momento a decorrer os trabalhos de ventilação e consolidação do rescaldo.

De acordo com Carlos Pires, o fogo causou “bastantes danos” no restaurante e em toda a área confinante à chaminé, tendo afetado os apartamentos situados nos pisos superiores, "essencialmente devido ao fumo e à carga térmica”.

Os moradores desconhecem, para já, se poderão voltar ainda hoje às suas habitações.

Os apartamentos estão em condições de ser habitados. Claro que há alguns danos provocados pelo fumo e pela água, mas estão habitáveis. Não há ninguém desalojado”, disse o comandante Carlos Pires.