O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou que foi registado na sexta-feira um sismo de magnitude 3,5 na escala de Richter cujo epicentro se localizou a cerca de 20 quilómetros da Figueira da Foz.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que no dia 5-05-2017 pelas 23:47 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 3,5 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 20 quilómetros a sudoeste da Figueira da Foz”, lê-se no comunicado do IPMA.

Segundo o instituto, “não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido” por pessoas.

Entretanto, algumas pessoas nas redes sociais Facebook e Twitter indicaram que sentiram o tremor de terra na região da Figueira da Foz.

De acordo com o IPMA, a localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas.

Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes. Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação.