O incêndio rural de grandes dimensões que deflagrou durante esta terça-feira na Sertã, distrito de Castelo Branco, foi dominado pelas 20:50, disse à agência Lusa o comandante do Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim.

Paulo Mariano referiu que “o incêndio está dominado” e que agora estão “a iniciar-se as operações de consolidação e rescaldo”. As duas frentes que estavam a ser combatidas estão dominadas, confirmou o comandante daquela corporação.

Ao que a TVI conseguiu apurar junto do Comando Distrital de Operações de Socorro, no local estiveram 52 viaturas, três meios aéreos e 172 operacionais no local. Perto das 17:00 o número de aviões em combate asceudeu aos oito.

Fonte da Proteção Civil disse ainda que o incêndio estava ativo desde as 15:45 e que houve a necessidade de proceder ao reforço de meios.

A presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, Filomena Bernardo, disse que “a situação, embora preocupante, está controlada”.

Não há casas em risco ou populações em perigo”, adiantou, explicitando que obteve esta informação através do comandante dos Bombeiros Voluntários Cernache do Bonjardim, Paulo Mariano.

O incêndio decorreu numa zona rural de incultos e povoamento florestal.

Combateram as chamas bombeiros do distrito de Castelo Branco, Santarém, Ourém e Leiria.

Henrique Magalhães Claudino / com Lusa - atualizada às 22:00