Um avião Canadair caiu durante o combate às chamas no Parque Nacional da Peneda-Gerês, na zona de Lindoso, Ponte da Barca. Na aeronave portuguesa, seguiam dois pilotos, um português e um espanhol. O piloto português não resistiu aos ferimentos e acabou por morrer.

A Proteção Civil confirmou que um piloto, de nacionalidade portuguesa, de 65 anos, morreu no local, apesar das tentativas realizadas pelos elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), enquanto o segundo piloto, de nacionalidade espanhola e de 39 anos, foi assistido no local e transportado em "estado grave" para o Hospital de Viana do Castelo.

O avião despenhou-se pelas 11:16, numa área do território espanhol, "a cerca de um, dois quilómetros da fronteira com Portugal".

A aeronave, do Centro de Meios Aéreos de Castelo Branco, participava nas operações de combate a um incêndio que lavra no Parque Nacional da Peneda Gerês, freguesia e concelho do Lindoso, distrito de Viana do Castelo. O acidente ocorreu em território espanhol, a cerca de um a dois quilómetros da fronteira portuguesa", salientou a Proteção Civil em comunicado.

O comandante Pedro Araújo, da Proteção Civil, explicou, em declarações à TVI24, que a aeronave se despenhou após uma operação de abastecimento de água.

Trata-se da queda de uma aeronave de combate aos incêndios que, após uma oepração de abastecimento de água, se despenhou numa zona montanhosa."

 

O aparelho caiu numa zona montanhosa, de acesso muito difícil como testemunhou a equipa de reportagem da TVI no local.

O ministro da Administração Interna apresentou condolências à família do piloto Jorge Jardim, que morreu neste acidente. O Presidente da República informou que já falou com familiares dos dois pilotos.

De acordo com a página de internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, mais de 100 operacionais, apoiados por 28 veículos e 10 meios aéreos portugueses e espanhóis combatiam pelas 12:00 o incêndio que lavra no Parque Nacional da Peneda-Gerês desde as 05:19 de hoje.

Sofia Santana João Nápoles / atualizada às 16:24