Seixal aposta no graffiti para dar cor à cidade - TVI

Seixal aposta no graffiti para dar cor à cidade

Graffiti em Lisboa

«Nós não concordamos com actos de vandalismo e, por isso, considerámos que os jovens poderiam ser enquadrados de uma forma organizada»

Relacionados
A 5ª edição do Seixal Graffiti junta a partir de sexta-feira naquele concelho autores de «arte urbana» nacionais e internacionais, que dão uma nova cor às paredes das cidades.

Em declarações à agência Lusa, a vereadora da Educação da Câmara do Seixal, Paula Santos, explicou que a iniciativa surgiu, pela primeira vez em 2001, como uma forma de «incentivar os writers [designação atribuída a quem faz graffities]» a pintarem em «espaços organizados, que não incomodassem ninguém».

«Decidimos promover o Seixal Graffiti quando nos confrontámos, em vários espaços urbanos, com vários graffitis, alguns deles em habitações e outros em espaços públicos», explicou, acrescentando: «Nós não concordamos com actos de vandalismo e, por isso, considerámos que os jovens poderiam ser enquadrados de uma forma organizada».

Desde essa altura, além do mural que é pintado pelos artistas convidados nas várias edições do Seixal Graffiti, a Câmara decidiu estender este tipo de «arte urbana» a vários pontos do concelho, nomeadamente através da sua aplicação nas paredes do mercado municipal e da rotunda da Cruz de Pau.

Além da requalificação do concelho, o Seixal Graffiti tem também como objectivo, contribuir para a «elevação desta forma de expressão ao estatuto de arte urbana».
Continue a ler esta notícia

Relacionados