José Sócrates vai ser novamente ouvido pelo juiz Ivo Rosa a propósito do processo Operação Marquês. Sabe a TVI que o ex-primeiro-ministro vai ser interrogado na última semana de outubro na fase de instrução que decorre no Tribunal Central de Instrução Criminal.

A TVI sabe que o juiz Ivo Rosa designou o dia 28 às 14:00 horas para interrogatório complementar do ex-primeiro ministro nesta fase de instrução, mas que devido à extensão da acusação reservou mais três dias para ouvir o principal arguido do processo.

José sócrates pediu este interrogatório no seu requerimento de abertura de instrução, onde pede a nulidade da prova recolhida por considerar que o juiz Carlos Alexandre foi ilegamente escolhido para conduzir a fase de inquérito.

A fase de instrução do Processo Marquês começou em janeiro.

Fonte do tribunal confirmou à Lusa que não estão marcadas diligências para este mês.

Para 1 de outubro está marcada a audição de uma testemunha via Skype.

O processo Operação Marquês, cuja existência foi conhecida em novembro de 2014, resultou numa acusação com mais de quatro mil páginas, 134 volumes, mais de 500 apensos e registos de mais de 180 buscas e interceções telefónicas.

No total, ultrapassa as 53 mil páginas de papel, espalhadas por duas salas do Tribunal Central de Instrução Criminal.

José Sócrates, que esteve preso preventivamente e em prisão domiciliária, está acusado de 31 crimes económico-financeiros.

/ JFP