Turista alemão morre em Ferreira do Zêzere após incêndio em caravana - TVI

Turista alemão morre em Ferreira do Zêzere após incêndio em caravana

Bombeiros

Incêndio ocorreu na zona de Dornes, no concelho de Ferreira do Zêzere

Um incêndio na zona de Dornes, no concelho de Ferreira do Zêzere, provocou esta quarta-feira a morte de um turista alemão que estava numa caravana. Inicialmente, as informações sobre este incêndio davam conta de que a vítima mortal era o vigilante do parque dos sapadores de Dornes, mas a Proteção Civil confirmou agora que se trata de um turista alemão.

Em declarações à agência Lusa, o responsável pela Proteção Civil do município de Ferreira do Zêzere, Pedro Mendes, disse que o incêndio começou debaixo de um telheiro, cerca das 03:40, em Vale Serrão, na freguesia de Nossa Senhora do Pranto (Dornes), onde estava estacionada a caravana, com um único ocupante, com cerca de 40 anos.

No local estava também uma carrinha da junta de freguesia da localidade e dois jipes dos sapadores florestais.

Segundo a mesma fonte, o incêndio "terá possivelmente deflagrado no interior da caravana", tendo as chamas alastrado à carrinha de nove lugares, propriedade da junta de freguesia, e às duas viaturas dos sapadores.

"A caravana, a carrinha e uma das viaturas dos sapadores florestais arderam por completo, tendo a segunda viatura dos sapadores ardido parcialmente", acrescentou Pedro Mendes.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém tinha dito esta manhã à Lusa que foi recebido o alerta sobre um incêndio rural na zona de Dornes e que tinha morrido um vigilante do parque de sapadores.

Contudo, mais tarde, o CDOS esclareceu que o fogo "ocorreu na caravana onde estava o turista, na zona de guarda dos equipamentos dos sapadores, tendo-se propagado às restantes viaturas".

O incêndio foi dado como extinto às 04:15.

No local estiveram as corporações de bombeiros de Ferreira do Zêzere, Tomar e Cernache, com 26 operacionais e sete viaturas, a GNR e a Polícia Judiciária.

Os distritos de Aveiro, Viana, Braga e Porto são esta quarta-feira de manhã os distritos que mais preocupam os bombeiros, em Portugal continental, com incêndios de grandes dimensões como os de Águeda, Arouca e Vila Nova de Cerveira, que sofreram alguns reacendimentos devido ao vento.

Na Madeira, três pessoas morreram na sequência de incêndios que afetaram sobretudo o município do Funchal. As chamas obrigaram mais de mil pessoas a abandonar as casas e os hotéis onde estavam alojadas, na sequência do fogo que na terça-feira atingiu a zona baixa da cidade do Funchal.

Os incêndios obrigaram ao corte de várias estradas esta quarta-feira. A autoestrada A43 foi cortada esta quarta-feira pelas 08:00 em Jovim, Gondomar, e a A28 está há mais de dez horas interdita ao trânsito em Gondarém, Vila Nova de Cerveira.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos