Avião passa mesmo rente à praia na Costa Nova e assusta banhistas - TVI

Avião passa mesmo rente à praia na Costa Nova e assusta banhistas

Avião da Força Aérea passa muito rente à praia da Costa Nova

Missão de treino de fiscalização costeira surpreendeu e assustou quem apanhava banhos de sol naquela praia de Ílhavo. Várias pessoas partilharam vídeos nas redes sociais

Um avião da Força Aérea Portuguesa surpreendeu os banhistas da praia da Costa Nova, esta quinta-feira, já que passou muito perto no areal. A surpresa de muitos levou a partilhas nas redes sociais.

No Facebook, o utilizador Daniel Fernandes comentou tratar-se de “um voo muito estranho na Costa Nova” a “passar muito perto de quem estava na praia”.

Afinal, não havia razões para susto: em causa esteve uma missão de treino de fiscalização costeira. À Lusa, o porta-voz da Força Aérea Portuguesa, Rui Roque, confirmou que o avião no vídeo é “efetivamente uma aeronave P-3C Orion da Força Aérea Portuguesa que estava naquele momento a realizar uma missão de treino de fiscalização de atividade costeira”.

“Esse tipo de treino requer que se efetuem voos a baixa altitude porque só isso é que permite a identificação concreta e objetiva das embarcações que têm que fiscalizar. Sobretudo em situações de menor visibilidade como era o caso”

O porta-voz da Força Aérea acrescentou que o voo realizou-se entre Ovar e Aveiro durante o final da manhã de hoje estando “os requisitos de segurança perfeitamente cumpridos”.

Sobre o voo em si, Rui Roque explicou que o avião identifica “embarcações que estão numa faina específica, são pequenas e estão muito perto da costa” - em concreto a menos de 450 metros - recolhe a informação, mas não chega a transmiti-la à Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos por se tratar de um treino, algo que aconteceria se fosse uma missão real.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE