"Callum" assusta os Açores, "Leslie" com efeitos na Madeira a partir de sábado - TVI

"Callum" assusta os Açores, "Leslie" com efeitos na Madeira a partir de sábado

  • LCM com LUSA
  • 12 out 2018, 00:18
Ilha do Corvo, Açores

Alerta laranja nos Açores a partir desta quinta-feira

O Centro de Previsão Meteorológica dos Açores emitiu na noite de quinta-feira um aviso laranja, para precipitação, devido à depressão Callum, que tem um sistema frontal associado.

“Prevê-se que a superfície frontal fria associada à depressão Callum se intensifique na região do grupo Oriental, especialmente em Santa Maria. Nestas condições, prevê-se ocorrência de precipitação dentro dos limites do aviso laranja”, refere o centro em comunicado.

O documento acrescenta que a depressão Callum, com um sistema frontal associado, tem condicionado o estado do tempo em todo o arquipélago dos Açores.

“Verifica-se um aumento da intensidade do vento bem como da agitação marítima e ocorrência de precipitação por vezes forte”, conclui.

 

Furacão Leslie com efeitos na Madeira a partir de sábado

O furacão Leslie tem uma probabilidade elevada de se fazer sentir na Madeira a partir de sábado, com vento forte, precipitação e trovoada, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“O IPMA informa que às 21:00 [de quinta-feira] o centro do furacão Leslie, localizava-se a 1.868 quilómetros a oeste-sudoeste da ilha da Madeira. O furacão está a deslocar-se para este-nordeste a 35 quilómetros por hora”, refere o IPMA.

Segundo o documento, é muito provável (probabilidade de 70 a 90%) que as ilhas da Madeira e Porto Santo venham a sofrer os efeitos do furacão, a partir das 09:00 de sábado.

“Nestas condições prevê-se, a partir da tarde do sábado, vento forte do quadrante sul com rajadas até 90 quilómetros por hora, sendo que, nas regiões montanhosas, o vento será forte a muito forte, com rajadas até 110 quilómetros por hora”, salienta.

O IPMA refere ainda que está previsto o aumento da agitação marítima, bem como precipitação forte, acompanhada de trovoada.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE