Exames: Português com pior nota dos últimos 14 anos - TVI

Exames: Português com pior nota dos últimos 14 anos

os resultados da primeira fase dos exames do 12º ano não são famosos. Os chumbos a Matemática também aumentaram.

As pautas com as notas da primeira fase dos exames do 12º já estão afixadas nas escolas. Os olhos ansiosos dos alunos não vão encontrar um cenário bonito.

A taxa de reprovação a Português quase duplicou na primeira fase dos exames nacionais do ensino secundário, passando de seis para dez por cento. Para além de ser uma das provas em que a média foi negativa. Assim, em 68.409 provas, registaram-se 37.685 negativas, de acordo com os dados hoje divulgados pelo Ministério da Educação.

Esta é uma das quatro disciplinas em que os alunos apresentam média nacional negativa nos exames nacionais e a que registou um maior número de inscrições (78.159 alunos).

Matemática continua a ser a má da fita. As negativas a Matemática A, 12.º ano, dispararam este ano no exame nacional da disciplina, com a taxa de reprovação a atingir os 20 por cento na primeira fase, contra 13 por cento em 2010, revelam resultados divulgados e que a Lusa acedeu.

A disciplina conseguiu, ainda assim, uma média positiva de 10,6 valores no exame nacional deste ano, contra 12,2 em 2010, considerando o universo de alunos internos (27.701), aqueles que frequentam as aulas durante todo o ano letivo e representam a grande maioria dos estudantes que fazem a prova.

Quando consideradas todas as provas realizadas (39.169), a média total desce de 10,8 para 9,2 valores, segundo os dados hoje divulgados pelo Ministério da Educação.

Este exame foi aquele que este ano teve a maior taxa de reprovação (20 por cento), quando no ano passado foi a prova de Física e Química A aquela que teve mais notas negativas (25 por cento).

Em História da Cultura e das Artes, a taxa de reprovação passou igualmente de seis por cento para 10 por cento. As médias passaram de 10,9 valores (alunos internos) para 9,6 e de 10,3 para 8,9 valores (total). Latim A manteve a taxa de reprovação em sete por cento.

Com uma taxa de reprovação de zero por cento, apresentam-se seis disciplinas, no domínio na língua portuguesa, espanhola e alemã.

No total das 24 disciplinas do ensino secundário sujeitas a exame nacional, das 351.902 inscrições para a primeira fase, realizaram-se 264.748 provas, correspondentes a 75 por cento das inscrições

Alunos estão melhores a Física e Química A

Esta é a boa e grande notícia destas provas. Os resultados a Física e Química A nos exames nacionais melhoraram pela primeira vez em seis anos, com a taxa de reprovação a baixar e a média a registar valores positivos, segundo dados do Ministério da Educação.

A taxa de reprovação na primeira fase dos exames nacionais nesta disciplina passou de 25 por cento, em 2010, para 16 por cento agora, revelam dados do Ministério da Educação divulgados.

A média entre os alunos internos (27.695) subiu de 8,5 valores para 10,5, enquanto a média total passou de 8,1 para 9,9. Em 37.208 provas, houve 18.482 negativas.

O que dizem os professores

A presidente da Associação de Professores de Português justifica os maus resultados dos exames nacionais do ensino secundário nesta disciplina com o facto de 70 por cento daqueles alunos estarem a seguir o ramo científico e não humanístico.

Já os professores de Matemática consideram que a descida das notas nos exames nacionais do 12.º ano da disciplina «era esperada», tendo em conta o maior nível de dificuldade desta prova em relação à do ano passado.
Continue a ler esta notícia