Peregrinação: enchente em Fátima - TVI

Peregrinação: enchente em Fátima

Procissão das velas junta mais de 100 mil fiéis

Parques de estacionamento lotados. Esperam-se milhares de pessoas

Relacionados
Os parques de estacionamento próximos do Santuário de Fátima estão quase lotados, pouco antes do início das cerimónias principais da peregrinação de Maio, disse fonte da GNR citada pela agência Lusa.

Segundo o capitão Duarte Graça, a praça das portagens não está congestionada e a maior parte dos acessos à cidade apresentam-se sem problemas de maior para as autoridades, que mobilizaram para a cidade-santuário 300 militares.

Durante a peregrinação, que começou segunda-feira e terminou esta manhã, foram registados dois furtos e uma dezena de pessoas foram identificadas por tentativa de distúrbio, tentativa de roubo e venda ambulante.

De resto, «não há acidentes a registar», explicou Duarte Graça.

Santíssima Trindade aumenta número de visitantes

As novas instalações da Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, provocaram um aumento do número de confissões de peregrinos que acorreram nesta peregrinação de Maio ao Santuário.

Naquela que é a primeira peregrinação internacional do ano no Santuário de Fátima, o recinto encheu-se de peregrinos mas a estrela maior foi a inauguração da zona da reconciliação do novo templo.

Neste espaço, é feito o culto do Santíssimo (Lausperene) e existem ainda duas outras capelas. Além destas salas, o Santuário inaugurou 44 confessionários, 12 dos quais destinados a línguas estrangeiras.

Nos dados preliminares até hoje de manhã, foram confessadas 5.770 pessoas, mais 1.200 do que no ano passado, um sinal também do maior espaço disponível para os peregrinos. Pelo lava-pés, passaram 1.105 pessoas, o posto de socorros atendeu 613 fiéis e mais de 1.185 pessoas cumpriram promessas na Capelinha das Aparições.

A apoiar os peregrinos, o Santuário mobilizou 195 Servitas (voluntários da instituição) e 36 escuteiros. No total, estão 140 grupos inscritos de 31 países, naquela que deve ser uma das maiores peregrinações do ano à cidade-santuário.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE