O número de casos confirmados de covid-19 no Lar de Nossa Senhora da Luz, em Torres Vedras, subiu para 86 depois de terem surgido mais dez testes positivos, divulgou a Câmara Municipal, nesta quinta-feira.

Os resultados dos testes revelaram mais dez casos positivos, dos quais sete utentes e três funcionários”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Torres Vedras, Carlos Bernardes.

Do total de casos ativos no lar, “79 pertencem à União das Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira, dois à freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, dois à freguesia de Silveira e três pertencem ao concelho de Lourinhã”.

O surto no Lar de Nossa Senhora da Luz foi detetado no dia 3 de agosto, havendo a registar o óbito de um idoso de 93 anos, que se encontrava hospitalizado e que tinha outras morbilidades associadas.

 De acordo com a direção da instituição, há ainda "cerca de 30 pessoas hospitalizadas" por necessitarem de cuidados médicos.

As 30 pessoas internadas distribuem-se pelos hospitais de Torres Vedras, Abrantes e Santa Maria (em Lisboa), segundo informações divulgadas no final da semana passada pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

O surto levou a que fossem efetuados testes aos 80 residentes e 78 funcionários do lar.

Carlos Bernardes disse que “está programada a realização de novos testes no dia 19” e que no lar se mantêm as medidas de contenção, entre as quais, a divisão do espaço em três zonas: uma onde se encontram as pessoas que testaram positivo, outra onde estão os utentes que tiveram um teste negativo, mas que terão estado eventualmente em contacto com doentes, e finalmente uma zona das pessoas negativas, mas com sintomas.

Segundo o boletim de situação epidemiológica do concelho, Torres Vedras regista atualmente 118 casos ativos, 25 suspeitos a aguardar resultados e 252 pessoas em vigilância ativa.

Desde o início da pandemia registaram-se 329 casos positivos, dos quais 204 se encontram recuperados e sete morreram.

/ CM