São já sete os casos de sarampo no Porto - TVI

São já sete os casos de sarampo no Porto

Cinco novos casos são profissionais de saúde do hospital de Santo António. Só dois estavam totalmente vacinados

Aumentaram para sete os casos confirmados de sarampo no Porto, disse fonte da Direção-Geral de Saúde à TVI24, nesta quarta-feira. Existem três pessoas internadas, mas clinicamente estáveis.

Os cinco novos casos dizem respeito a profissionais de saúde do hospital de Santo António. A Diretora-Geral de Saúde Graça Freitas disse à TVI24 que apenas dois destes profissionais estavam vacinados.

Além dos cinco positivos, foram registadas três análises que deram negativo. A DGS diz que há ainda cerca de 30 casos suspeitos em análise, nem todos deste hospital.

O primeiro caso registado na região Norte é de um homem, de 27 anos, que teve o início dos sintomas em 26 de fevereiro e diagnóstico clínico em 2 de março. Está clinicamente curado, com ligação epidemiológica a França, país onde há registo de circulação do vírus do sarampo, segundo a DGS.

O segundo caso confirmado é um homem, de 43 anos, com início dos sintomas em 6 de março e diagnóstico clínico em 12 de março. Está internado e clinicamente estável. Está em curso a investigação para apurar a possível origem da infeção

A DGS lembra que o sarampo é uma das doenças infecciosas mais contagiosas, podendo provocar doença grave, principalmente em indivíduos não vacinados, explicando que atualmente se verificam surtos de sarampo em alguns países europeus devido à existência de comunidades não vacinadas.

Continue a ler esta notícia