A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou esta quarta-feira para o agravamento das condições meteorológicas na quinta-feira à tarde, em particular nos distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Braga e Porto.

De acordo com o comunicado emitido pela ANEPC, estão previstos períodos de chuva, que poderá ser “forte a partir do fim da manhã” de quinta-feira na região norte.

Segundo a Proteção Civil, o agravamento das condições meteorológicas terá “especial incidência” naqueles distritos, entre as 12:00 e as 18:00.

A Proteção Civil alerta também para a possibilidade de vento de sul forte no litoral oeste norte e centro, com rajadas que poderão atingir os 80 quilómetros por hora, podendo atingir os 100 Km/hora nas terras altas.

As autoridades preveem agitação marítima em toda a costa, a partir do início da madrugada de quinta-feira e que se poderá manter até ao final do dia.

A ANEPC recomenda que seja dada “especial atenção às zonas historicamente identificadas como vulneráveis a inundações”, uma vez que poderá haver acumulação de água da chuva nas bacias hidrográficas de Lima, Cávado e margem norte do Douro.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já tinha colocado, esta manhã, sete distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte.