Portugal já administrou mais de 10 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, anunciou o Ministério da Saúde, nesta quinta-feira.

Cerca de quatro milhões de portugueses completaram já o esquema de vacinação. Os restantes seis milhões receberam a primeira dose.

Mais de metade da população adulta de Portugal continental já concluiu o processo vacinal.

Neste momento, cerca de 95% da população com mais de 50 anos residente no continente já tem uma dose da vacina administrada e 85% tem a vacinação completa. Importa ainda salientar que, da população adulta residente no continente, 74% já tem uma dose da vacina e 55% tem o esquema vacinal completo", sublinha o Ministério da Saúde, em comunicado.

A tutela, representada pelo secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, agradece a "todos os envolvidos" no processo que permitiram atingir este marco no combate à pandemia.

Agradecemos a todos os envolvidos neste processo de vacinação - profissionais de saúde, entidades da saúde, das forças armadas, das forças de segurança, e poder local, entre tantos outros - o enorme espírito de compromisso e de diálogo que tem sido demonstrado para que o nosso objetivo principal, traçado desde o início, continue a ser atingido: que cada vacina, entregue em Portugal, chegue, o mais depressa possível, às pessoas.”

Catarina Machado