Portugal começou a emitir esta quarta-feira o Certificado Digital covid da União Europeia para pessoas vacinadas contra a covid-19.

Em comunicado, as autoridades de saúde informam que a partir de amanhã, através do Portal do SNS 24 (https://www.sns24.gov.pt/), passará também a ser possível obter os três tipos de Certificado Digital Covid UE:

- Certificado de vacinação, que comprova que a pessoa foi vacinada (poderá ser emitido na sequência da administração de cada dose);

- Certificado de teste, que comprova que a pessoa tem resultado negativo em teste molecular de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN) – RT-PCR, RT-PCR em tempo real;

- Certificado de recuperação, que comprova que a pessoa teve covid-19, mas já recuperou da doença.

Os certificados podem ser usados em todos os estados-membros, bem como na Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.

Como pedir

Para obter o Certificado, o cidadão deve aceder ao portal do SNS 24, seguir as instruções e escolher o tipo de certificado que pretende. Após validação do pedido, o documento é disponibilizado no portal ou pode ser enviado, posteriormente, para o email indicado, sem quaisquer custos associados. Para melhorar a aceitação transfronteiriça, é redigido em português e em inglês.

Brevemente, será possível obter os certificados noutras plataformas, bem como aceder ao certificado de testes moleculares rápidos, nota ainda o comunicado.

Paralelamente, o sistema de verificação do Certificado Digital, através de uma aplicação móvel de leitura, encontra-se em fase de conclusão de testes-piloto e de interoperabilidade com os sistemas dos demais países da União Europeia.

A verificação do Certificado Digital da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, hoje, à chegada a Portugal, constituiu mais um dos referidos testes. Relembre-se que, de acordo com o Regulamento Europeu do Certificado Digital, os sistemas europeus de verificação devem estar todos em vigor a partir do dia 1 de julho.

Aplicação testada por Von der Leyen

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen testou esta quarta-feira, à sua chegada a Lisboa, a aplicação móvel de leitura do sistema de verificação dos certificados digitais.

Recorde-se que o regulamento dos certificados digitais covid-19 foi aprovado em cerimónia oficial na segunda-feira passada.

Lara Ferin