Primeiro casal de linces de 2017 libertado hoje no meio natural em Mértola - TVI

Primeiro casal de linces de 2017 libertado hoje no meio natural em Mértola

Lince

Noudar e Niassa são os primeiros dos oito animais que o Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro de Silves pretende libertar até março

Um casal de linces do Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro de Silves vai ser hoje libertado no meio natural em Mértola, anunciou o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Noudar e Niassa são os primeiros dos oito animais que o ICNF pretende libertar até março no concelho de Mértola e, ao contrário dos seus progenitores e fundadores do Programa de Reprodução em Cativeiro, não tiveram contacto com humanos, mantendo um comportamento selvagem, acrescentou o ICNF.

“A equipa de técnicos e tratadores em Silves acompanhou o seu nascimento e evolução indiretamente, através de um sistema de câmaras de videovigilância, avaliando as suas capacidades com base numa experiência de mais de 5 anos de observação contínua de linces e crias”, explicou o ICNF, salientando que os animais foram alimentados com coelhos bravos, “para que as suas aprendizagens de caça fiquem consolidadas”.

Nas comunidades autónomas de Extremadura, Castilha La Mancha e Andaluzia, em Espanha, também já se iniciaram este ano soltas destes animais reproduzidos em cativeiro.

No Vale do Guadiana foram libertados 17 animais desde 2015 e 12 deles “possuem já territórios estabilizados na área do Sítio Rede Natura 2000 Guadiana”, sendo monitorizados através de seguimento rádio e GSM ou de foto-armadilhagem.

O projeto Recuperação da Distribuição Histórica do Lince Ibérico (Lynx pardinus) em Espanha e Portugal (LIFE+10/NAT/ES/000570 - Iberlince) decorre até 2018.

É cofinanciado pela Comissão Europeia e reúne 22 parceiros nos dois países, dos quais 5 são portugueses – ICNF, Associação Iberlinx, EDIA, Infraestruturas de Portugal e Câmara Municipal de Moura.

Continue a ler esta notícia