O bebé Noah desaparecido desde quarta-feira em Proença-a-Velha foi encontrado com vida por um popular esta quarta-feira.

Ao que a TVI conseguiu apurar, o menino de dois anos foi encontrado numa zona de mato em Medelim, a quatro quilómetros do último local onde tinha sido vista pela última vez após a intensificação das operações de busca.

Segundo o capitão Jorge Massano, a criança terá percorrido cerca de dez quilómetros. A zona em que o menino foi encontrado não tinha sido definida nas primeiras horas como uma zona de buscas.

Redes Sociais / Pedro Sérgio

As autoridades agiram com base em novas informações partilhadas e foi agilizada uma operação de buscas que incluíram a área onde Noah foi encontrado.

Noah estável e fora de perigo

Noah terá sido encontrado no perímetro de busca após ter estado desaparecido durante mais de 35 horas. A criança regista ferimentos ligeiros - nomeadamente arranhões - mas está está estabilizada e a receber soro.

O pai acompanhou a criança na ambulância a caminho do hospital de Castelo Branco, onde já está uma equipa de psicólogos pronta para a receber.

De acordo com o hospital, o menino encontra-se "consciente, lúcido e bem-disposto" e vai ficar internado por "precaução" e "para estabilizar um quadro de desidratação".

A criança encontra-se consciente, lúcida, colaborante e bem-disposta, apresentando um quadro de desidratação, devido ao longo período em que esteve sozinha. Deste modo, ficará internada por precaução e para estabilizar esse mesmo quadro de desidratação", disse a diretora clínica do Hospital Amato Lusitano, Eugénia André.

Segundo detalhou, o menino ficará internado no serviço de Pediatria daquela unidade de saúde, onde foi observado assim que deu entrada.

Supreende-me. Podia ter vindo muito pior. Teve sorte", disse Eugénia André.

A médica informou ainda que os pais estiveram a acompanhar a criança, que falou com os pais no hospital

Noah está desidratado e com algumas escoriações", acrescentou ainda a porta-voz do hospital, adiantando que o menino ainda não terá alta esta sexta-feira.

Noah foi encontrado após um alargamento das buscas "de fora para dentro, com recurso a veículos todo o terreno". Numa conferência feita durante a tarde, o responsável pela operação disse que o "esforço das buscas" incidiu numa área onde foi encontrada uma bota e uns calções de criança, que fica a cerca de 1.300 metros do sítio onde já tinha sido encontrado uma camisola de criança.

Segundo Jorge Massano, nas operações estiveram envolvidos 127 elementos, entre GNR, bombeiros, proteção civil municipal, sapadores florestais e voluntários, com apoio de equipas cinotécnicas, drones e mergulhadores, que estão a vistoriar poços e linhas de água.

A criança terá desaparecido na quarta-feira da casa dos pais, situada a cerca de 1,5 quilómetros do núcleo central de Proença-a-Velha, entre as 05:00 e as 08:00.