Subiu para 15 o número de médicos infetados com covid-19 após participação no Congresso Nacional de Pneumologia, em Albufeira, no Algarve, que terminou no sábado e juntou 1.200 pessoas.

Inicialmente foram registados doze casos positivos, mas a TVI sabe que, nas últimas horas, foram identificados mais três. Todos os médicos estavam vacinados. A TVI sabe também que há médicos de Lisboa, Coimbra e Porto entre os infetados.

O primeiro caso foi conhecido na segunda-feira, sendo que este é também o único que apresenta sintomas ligeiros, como febre. Os restantes estão todos assintomáticos.

Entre os médicos presentes no congresso estavam o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, e o pneumologista Filipe Froes, coordenador do gabinete crise da Ordem dos Médicos, tendo ambos testado negativo.

Neste momento, estão também a ser testados todos os contactos dos participantes.

O Congresso Nacional de Pneumologia decorreu entre quinta-feira e sábado num hotel em Albufeira e tanto os participantes como os envolvidos na organização tiveram de apresentar certificado digital de vacinação ou teste negativo.

Redação / HC/CM