Um dos módulos de produção da fábrica de capacetes Nexxpro, em Amoreira da Gândara, foi esta tarde "destruído por um incêndio, confirmaram os Bombeiros de Anadia, que permanecem no local a controlar o avanço das chamas.
O alarme foi dado pelas 15:12, tendo acorrido ao local bombeiros de Anadia e dos concelhos vizinhos, apoiados por mais de uma dezena de viaturas. O combate às chamas está a ser dificultado pelo facto de a matéria-prima utilizada pela Nexxpro ser altamente inflamável (resinas, plásticos, fibras), o que terá provocado "uma grande carga térmica", explica a mesma fonte.
Também o Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro disse à Lusa que "a fábrica foi tomada pelas chamas". Os prejuízos materiais serão avultados, mas, até agora, não há vítimas a registar.
Rescaldo "noite dentro"
A operação de rescaldo do incêndio que destruiu um dos módulos de produção da fábrica de capacetes Nexxpro, em Amoreira da Gândara, vai prolongar-se "pela noite dentro, segundodisse à Lusa, fonte dos Bombeiros de Anadia.
A presença de material altamente inflamável, como resinas, plásticos e fibras provoca uma grande "carga térmica" e torna mais complicado o rescaldo de um incêndio que foi dado como dominado por volta das 17:00.
O incêndio, que eclodiu por volta das 15:15, foi combatido por 59 elementos das corporações de Bombeiros de Anadia, Pampilhosa, Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos, apoiados por 20 viaturas.
Até agora não foi possível determinar a origem do incêndio, que causou avultados os prejuízos materiais, mas sem vítimas a registar.
Os outros dois módulos de produção foram poupados pelas chamas graças à intervenção rápida dos bombeiros.
Fundada em 2001, a Nexxpro produz capacetes e acessórios para motociclismo,tendo sido a primeira empresa em Portugal a usar tecnologia para a produção de capacetes em fibra. Um dos seus produtos de maior sucesso é um capacete para motas forrado em ganga (denim).
Ao longo dos anos, a Nexxpro desenvolveu parcerias com diversas marcas internacionais, como a Hugo Boss e a Swarovski, tendo iniciado em 2015 uma participação na alta competição, com a entrada no Mundial FIM de Superbikes.
Atualmente, a marca é representada em 56 países espalhados pelo mundo "com perspetivas de a curto prazo estender a sua representação a novos mercados".