Operação Mercúrio: GNR reforça controlo de velocidade - TVI

Operação Mercúrio: GNR reforça controlo de velocidade

Operação especial da GNR nas estradas

Realiza-se nas zonas do interior do país, sexta-feira

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza na sexta-feira, das 15:00 às 21:00, mais um controlo de velocidade rodoviária no interior de localidades, no âmbito da Operação Mercúrio, que visa diminuir os números da sinistralidade.

As ações de fiscalização dos militares da GNR serão especialmente direcionadas para as proximidades de passadeiras para peões e para junto de estabelecimentos de ensino.

Este controlo de velocidade nas estradas nacionais, regionais e municipais que atravessam localidades envolve um efetivo de todos os comandos territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito, num total de 228 militares.

Equipados com radares fixos e móveis, os militares da GNR vão realizar mais de uma centena de ações de fiscalização à velocidade no interior das localidades.

O excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes graves em Portugal.

De acordo com dados fornecidos pela GNR, desde o início do ano e até 30 de abril, a força de segurança contabilizou 834 atropelamentos, que provocaram 25 vítimas mortais, 57 feridos graves e 475 feridos leves.

Em 2012, foram registados 2.572 atropelamentos, menos 201 do que no ano anterior, causando 96 vítimas mortais.

"O combate à sinistralidade rodoviária continua a ser uma prioridade estratégica da GNR", refere a força militarizada, em comunicado.
Continue a ler esta notícia