A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas informou esta segunda-feira que há oito portugueses identificados pelas autoridades nos três municípios afetados pela erupção em La Palma, Espanha, que começou este domingo.

Nenhum deles sofreu qualquer ferimentos, afirmou Berta Nunes que explicou que o cônsul português honorário em La Palma está em permanente contacto com as autoridades locais. “Sabemos que se houver algum português com problemas, seremos imediatamente alertados”, disse a governante à TVI24. 

As autoridades locais já iniciaram a evacuação de vários bairros dos municípios de El Paso, Los Llanos de Aridane e Tazacorte, em antecipação ao avanço da lava.

A Guardia Civil mobilizou mais de 120 agentes, de diferentes unidades, para fazer face à situação.

As autoridades referem que há várias estradas afetadas pela erupção, estando algumas delas encerradas ao tráfego por precaução.

Desde o início da semana a ilha encontrava-se em alerta amarelo devido ao risco de erupção vulcânica na zona (nível 2 de 4).

La Palma, com 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do arquipélago das Canárias. No seu ponto mais próximo com África dista 100 quilómetros de Marrocos.

A ilha espanhola encontra-se a 460 quilómetros da ilha portuguesa da Madeira e 1.428 quilómetros da ilha do Sal (Cabo Verde).