12 lições que as crianças nos deram este ano - TVI

12 lições que as crianças nos deram este ano

Creche [Reuters]

Porque as suas vidas são uma lição de vida. Porque são capazes de vencer obstáculos que derrubariam muitos adultos. Porque são capazes de gestos altruístas que derretem corações. As crianças que aqui recordamos têm muito para nos ensinar

1 – Rafael, o pequeno rapper


Aos 13 anos, não tem boas notas a português, mas passa todos os intervalos a escrever. Escreve poemas, que depois canta em forma de rap. Na sala de aula é um aluno difícil, desatento, muitas vezes indisciplinado. Leva para a escola muitos dos problemas que vive todos os dias no bairro da Cruz Vermelha em Alcabideche, onde alguns rapazes pouco mais velhos já foram baleados.

O mau comportamento não vem sem culpa. Rafa, como é tratado carinhosamente na escola, sente que está a falhar ao maior compromisso: o que tem com a mãe.

Clique na imagem acima para ver a reportagem "Desculpa & Obrigado", da jornalista Sofia Barciela

A mãe, Ana Paula, trabalha como empregada de limpeza. Com pouco mais de um ordenado mínimo sustenta seis filhos e não deixa faltar comida na panela, como canta Rafa...
 

2 – Owen, o menino de sorriso fácil


Conhecemos a dupla Owen e Haatchi ainda em 2014. Mas, este ano, o menino britânico que apaixonou Portugal voltou a ensinar-nos a alegria de viver e a importância das amizades improváveis.

Em outubro de 2015, um ano depois de o conhecermos através da reportagem da TVI, Owen esteve em Portugal, para participar numa maratona em Lisboa.

Owen e Haatchi, a dupla que enterneceu os portugueses


Depois de gorada a hipótese de alinhar na maratona de Londres de 2014, devido a uma lesão no ombro da madrasta, surgiu a hipótese de percorrer os mesmos 42,195 quilómetros, mas em Lisboa, cumprindo o sonho da criança britânica de Basingstoke, que sofre de uma doença genética rara chamada de síndrome de Schwartz e Jampel.
 

3 – Rafael, Inês, Joana e Bruno e luta contra a falta de apoios


O heroísmo das histórias destes meninos é partilhada com os pais que não desistem deles.

Mês após mês, viram indeferidos pedidos de subsídios para crianças e jovens com problemas psicológicos.

Subsídios que estão previstos na lei e que servem para pagar terapias como psicologia, psicomotricidade, terapia da fala ou terapia ocupacional. 

Sem grandes justificações, o Estado está a negar ou a suspender o financiamento das terapias e por isso, centenas de crianças estão a abandonar os tratamentos. As mais pobres, com certeza. As famílias não conseguem suportar os custos das consultas. Revoltadas, acusam o Estado de tratar os filhos como cidadãos de segunda! 
 

4 – Os “meninos invisíveis” que dormem no Metro de Lisboa


Todos os anos, são retiradas das ruas de Lisboa cerca de 80 crianças e jovens em risco. A maioria não vai à escola, são analfabetos, sobrevivem da distribuição de comida de instituições e ainda há quem durma em casas abandonadas. Uma realidade dura e desconhecida para muitos portugueses.  


Clique na imagem acima para ver a reportagem "Meninos Invisíveis", da jornalista Ana Leal

 

5 – Mohammed, o menino que lutou contra o mar de Samos


Tem apenas 12 anos e muitos quilómetros nas pernas. Saiu da Síria com a família e é uma espécie de guia nesta viagem rumo à Europa, já que é o único que fala inglês.

A primeira parte da viagem de Mohammed e da família foi feita de barco e quase terminou de forma trágica ao atingir terra firme, junto á ilha grega de Samos. O barco virou-se e caíram todos ao mar. O pior momento que recorda desta jornada.

Mas Mohammed, ainda assim, tem sorte. A leva de refugiados com sede de chegar à Europa está a deixar muitas crianças sem pais. Um morrem. Outros perdem os filhos na confusão.

O drama já obrigou a Cruz Vermelha a enviar alertas e os próprios refugiados criaram páginas no Facebook para reunir famílias separadas pela fuga da fome e da guerra.


 

6 – Aylan Kurdi, o menino que acordou o mundo para o drama dos refugiados


A imagem de um menino de dois anos, sem vida, numa praia da Turquia, no início de setembro, chocou o mundo e acordou consciências para o drama dos refugiados.

A imagem de Aylan Kurdi acordou consciências


A criança síria foi uma das vítimas do naufrágio que tirou a vida a pelo menos 12 refugiados que tentavam chegar à ilha grega de Kos. Com ele, morreram também a mãe e o irmão.

Depois dele, muitas crianças morreram ainda na tentativa desesperada de chegar à Europa. Mas pelo menos, depois dele, o mundo não mais assobiou para o lado à passagem de refugiados e migrantes.
 

7 – O menino desconhecido que apelou ao fim da guerra na Síria


"Vocês simplesmente façam parar a guerra e nós já não vamos querer vir para a Europa". As palavras de um menino para um polícia húngaro registadas pela Al Jazeera correram mundo.

"Por favor, ajudem os sírios. Os sírios precisam de ajuda agora. Acabem simplesmente com a guerra e nós não vamos querer vir para a Europa. Parem a guerra na Síria”, reitera.

 

8 – As crianças afegãs que fazem dos destroços brinquedos


A guerra levou-lhes tudo, menos a vontade de brincar. As crianças destas fotografias mostram como a imaginação derruba qualquer fronteira e suprime qualquer ausência.

Clique na imagem acima e veja a galeria de imagens que prova que a imaginação é mesmo o forte das crianças

 

9 - Jack Swanson deu tudo quanto tinha


Jack, um menino norte-americano de sete anos, decidiu doar o dinheiro que tinha juntado no porquinho-mealheiro a uma mesquita no Texas, nos Estados Unidos da América, que foi vandalizada na sequência dos atentados de Paris. 

"São 19 euros, mas para mim e para a comunidade as moedas valem como 20 milhões. Isto dá-me esperança”, disse um membro de um centro islâmico no Texas.

 

10 - Rahim Woods, um Sansão generoso


Um rapaz britânico, de 11 anos, com o cabelo até aos joelhos, cortou-o pela primeira vez e doou-o a crianças com cancro, a fazer quimioterapia. 

Quase a entrar para o sétimo ano, Rahim Woods, um rapaz de Buckinghamshire, em Inglaterra, decidiu cortar pela primeira vez o cabelo. Desde criança que se recusava a ir ao barbeiro, mas o incentivo dos pais e a possibilidade de ajudar outros meninos da sua idade, convenceram-no a aceitar a mudança radical.

Rahim Woods cortou o cabelo por um motivo muito nobre



11 – Sienna, a menina de cinco anos que salvou a mãe


Uma menina de cinco anos salvou a vida da mãe com uma chamada de emergência. Katie Adderley, de 32 anos, desmaiou no chão da cozinha, enquanto estava sozinha em casa com os dois filhos pequenos: Sienna, de cinco anos, e Riley, de dois. 
  
Assustada, mas calma, a pequena Sienna ligou para os serviços de emergência britânicos e conseguiu descrever os sintomas apresentados pela mãe e a localização da residência. 

Sienna, a menina que salvou a mãe


O caso aconteceu em Rugby, Warwickshire, a cerca de uma hora e meia a Norte de Londres. 

 

12 - Ethan, para quem as palavras resolvem tudo


Ethan Ferrrier, um menino de 4 anos, escreveu um bilhete para os «homens maus» que lhe roubaram a cadela que já fazia parte da família, que vive no condado de Surrey, em Inglaterra. O gesto tornou-se viral nas redes sociais. 

 
 
 
 
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE