O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) capturou esta quarta-feira, na zona de Santo António dos Cavaleiros, Loures, um cidadão indiano procurado por terrorismo internacional e financiamento de atividades terroristas.

O suspeito tem 26 anos e era procurado pela Interpol por indícios de prática de atos de criminalidade organizada no Paquistão e na Índia.

Esses mesmos atos estarão relacionados com terrorismo, nomeadamente com o tráfico de heroína para financiamento de organizações terroristas.

TVI sabe que se trata de Iqbal Singh, um homem procurado pela Agência Nacional de Investigação indiana, que oferecia uma recompensa de mais de dois mil euros a quem desse informação sobre o suspeito.

Iqbal Singh

Natural da cidade de Punjab, Iqbal Singh foi acusado em outubro com outros 10 membros de uma organização de tráfico de droga, mas as autoridades não o conseguiram apanhar.

No início deste ano, o jornal India Today escrevia que este era o principal acusado num processo de tráfico de mais de 500 quilos de heroína, sendo que tinha várias identidades.

O homem foi detido na via pública, apresentando um passaporte falsificado. A TVI sabe que o homem tentava utilizar o documento ilegal para tentar uma legalização em Portugal.

Vai agora ser presente ao Tribunal da Relação de Lisboa, que vai aplicar as medidas de coação.

Henrique Machado