Mau tempo nos Açores provoca inundações - TVI

Mau tempo nos Açores provoca inundações

Mau tempo em São Miguel (Foto Facebook)

Vários vídeos amadores mostram mau tempo

O mau tempo que se faz sentir nos Açores causou pequenas inundações em habitações e a obstrução de algumas vias públicas na ilha de São Miguel, na sequência de pequenas derrocadas.

De acordo com uma ronda efetuada pela agência Lusa junto das corporações de bombeiros da maior ilha do arquipélago, nos concelhos de Ponta Delgada e Vila Franca do Campo, os profissionais da proteção civil foram chamados a intervir devido a pequenas inundações em habitações que foram motivadas por esgotos entupidos e algumas infiltrações, que não colocam em causa a sua integridade.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou as ilhas do grupo oriental dos Açores sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido a precipitação pontualmente forte que se fará sentir até às 22:00h locais (23:00 no continente).
 
 

LAGOA DAS FURNAS COM CAUDAL MUITO ACIMA DO NORMALVídeo registado há momentos na parte sul da Lagoa das Furnas, lagoa quase na Igreja do José do Canto! Chove torrencialmente no Vale das Furnas há já três horas. Situação no mínimo preocupante com as previsões meteorológicas não serem nada favoráveis.

Publicado por Vale das Furnas Digital em Sábado, 23 de Janeiro de 2016

O instituto emitiu ainda para as ilhas de São Miguel e Santa Maria (grupo oriental), um aviso amarelo relativo a trovoada que estará em vigor até às 22:00 locais, tendo igualmente para o mesmo grupo sido emitido um aviso referente a vento que soprará de sul para sudoeste.

Ainda em Ponta Delgada, a chuva tem provocado pequenas derrocadas nas vias públicas, designadamente nas freguesias dos Ginetes, Arrifes, Relva, Candelária e Feteiras, na costa sul do concelho.

De acordo com fonte do Serviço Regional da Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) uma via cedeu parcialmente no Pilar da Bretanha, tendo sido encerrada, uma vez que existem alternativas de circulação.

Equipas da Proteção Civil, de acordo com a mesma fonte, têm vindo a desobstruir, entretanto, as vias que foram alvo das pequenas derrocadas.
 
 

Enxurrada dos Arrifes essa manha

Publicado por SpotAzores.com em Sábado, 23 de Janeiro de 2016
 

Está ruim...

Publicado por Gm Gm em Sábado, 23 de Janeiro de 2016
 

23/1/2016

Publicado por Gm Gm em Sábado, 23 de Janeiro de 2016
 

Estrada nas capelas

Publicado por Diogo Teves em Sábado, 23 de Janeiro de 2016

 

No concelho da Ribeira Grande, a Câmara Municipal encerrou o troço entre a Matriz e a Ribeirinha, bem como o troço que dá acesso às caldeiras devido ao volume de água.

O mau tempo que se faz sentir nos Açores obrigou, entretanto, a cancelar o voo de Ponta Delgada para a ilha do Pico, assegurado pela SATA Air Açores, segundo disse à Lusa fonte do gabinete de imprensa da operadora.

A mesma fonte revelou que o avião da SATA transportava 56 passageiros, tendo as condições climatéricas adversas feito derivar a ligação de Lisboa para Ponta Delgada, realizada esta manhã, para Santa Maria (95 passageiros), aguardando-se a melhoria de condições na ilha de São Miguel.

A 15 de janeiro, os Açores registaram a passagem do furacão Alex, que causou pequenos estragos, obrigou ao cancelamento de ligações aéreas e marítimas e ao encerramento de tribunais e escolas.

O fenómeno, o primeiro desta natureza a ocorrer em janeiro, em quase 80 anos, de acordo com meteorologistas norte-americanos, levou à emissão de aviso vermelho, o mais grave, para vento, agitação marítima e chuva para os grupos central (ilhas de São Jorge, Graciosa, Terceira, Faial e Pico) e oriental (ilhas de Santa Maria e São Miguel).
 
Continue a ler esta notícia