As análises feitas ao novo caso suspeito de coronavírus em Portugal, que se encontra no Centro Hospitalar de São João, no Porto, deram negativo, informou a Direção-Geral da Saúde em comunicado.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informa que o caso suspeito de infeção por novo Coronavírus (COVID-19), o de um cidadão proveniente de Milão, que foi ontem encaminhado para o Centro Hospitalar Universitário de São João, resultou negativo após realização de análises laboratoriais pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), com duas amostras biológicas negativas", lê-se no documento. 

A Direção-Geral de Saúde informou no domingo da existência de um novo caso suspeito por infeção do novo coronavírus em Portugal. Trata-se de um cidadão português que chegou de Milão, Itália, e que foi encaminhado para o Centro Hospitalar de São João, no Porto, por volta das 19:00.

Graça Freitas tinha dito que o internamento do doente era “apenas por precaução”, sublinhando que a DGS está “atenta à situação”.

É apenas um caso suspeito, o seu internamento é apenas por precaução”, afirmou.

Este é o 13º caso suspeito em solo português, sendo que todos os outros deram negativo.

No sábado foi confirmado o primeiro caso de infeção a um cidadão português. Adriano Maranhão está de quarentena no navio Diamond Princess, ao largo da costa do Japão.

Itália está em estado de alerta, depois de, em cerca de três dias, o número de casos ter subido de seis para mais de 150, registando ainda três mortes.

Desde que foi detetado no final do ano passado, o coronavírus Covid-19 provocou 2.500 mortos na China Continental e infetou mais de 79 mil pessoas a nível mundial.

A maioria dos casos ocorreu na China, em particular na província de Hubei, no centro do país, a mais afetada pela epidemia.

Além de 2.592 mortos na China continental, morreram oito pessoas no Irão, quatro no Japão, duas na região chinesa de Hong Kong, sete na Coreia do Sul, quatro em Itália, uma nas Filipinas, uma em França, uma nos Estados Unidos e uma em Taiwan.

/ AG/CE - Notícia atualizada às 08:05