A Autoestrada Norte Litoral (A28) esteve cortada desde cerca das 06:00 nos dois sentidos entre Matosinhos e Leça da Palmeira, distrito do Porto, devido ao despiste de um veículo pesado, seguido de uma colisão com a berma a estrada, disse à Lusa fonte da proteção civil.

 A autoestrada foi reaberta totalmente ao trânsito às 17:40, mais de 10 horas depois de ter sido interrompido o tráfego devido ao despiste. 

Por volta das 15:50, tinha sido aberta somente a faixa direita, ficando as central e esquerda da autoestrada a aguardar pelo reunir das condições.

Só quase duas horas depois foram reabertas as faixas restantes devido à "aplicação de um produto no solo para permitir uma maior aderência dos pneus dos veículos ao pavimento" e que precisa, normalmente, "de uma hora para produzir efeito", razão por que "vai ficar a secar".

A fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto adiantou que o alerta para o acidente, que ocorreu ao quilómetro 9, foi dado às 05:49.

Há um ferido que ainda estava a ser avaliado no local cerca das 06:30”, disse a mesma fonte, acrescentando que o “acidente envolveu apenas o pesado de mercadorias que transportava um contentor com carga alimentar”.

No local, estiveram 14 operacionais, com o apoio de cinco veículos.