A Praia das Bicas, em Sesimbra, acordou na quinta-feira com rastos de lixo deixados pelos banhistas, como é possível testemunhar através destas fotografias captadas pelo Surf Clube de Sesimbra.

 

Garrafas de cerveja, máscaras descartáveis, garrafas de água vazias e restos de comida. Foi este o cenário que os surfistas encontraram enquanto se preparavam para aproveitar um dia de bom tempo num dos picos mais famosos de Sesimbra. 

"Muito triste este cenário hoje de manhã encontrado na Praia das Bicas, será que não percebem que cada um tem que trazer o seu próprio lixo", afirma a publicação.

  

Já na sexta-feira, surgiu uma atualização pelo clube de surf que, numa publicação no Facebook, elogiou o trabalho da Câmara Municipal de Sesimbra e da Junta de Freguesia do Castelo que, "através da rápida intervenção", limparam o areal antes das 09:00 horas. 

"Aproveitámos também, depois da surfada, para apanhar algum lixo e bóias de pescadores desde o rio da Prata até às arribas", conclui a publicação.

Fonte da Câmara Municipal de Sesimbra disse à TVI24 que vários grupos de pessoas deixaram o lixo na praia, presumivelmente, para não terem de subir as escadas de acesso ao areal e colocarem os resíduos nos caixotes no topo da mesma.

"Infelizmente é uma situação que continua a ser comum", afirma a fonte, explicando que, "por não estarmos ainda na época balnear, a recolha do lixo no areal não está a ser feita através de tratores".

Henrique Magalhães Claudino / Atualizada às 12:36 para incluir as declarações da CM de Sesimbra