Centenas homenageiam vítimas da PIDE - TVI

Centenas homenageiam vítimas da PIDE

Comemoração do 25 de Abril

Concentração junto ao antigo edifício da polícia política, no Porto

Centenas de pessoas concentraram-se, esta segunda-feira, junto ao antigo edifício da PIDE, no Porto, em homenagem aos torturados e assassinados pela polícia política do regime derrubado pela revolução de 25 de Abril de 1974.

«É uma forma de manifestarmos que não esquecemos Abril e mostrar que este país e este mundo não vão pelo caminho correto», afirmou José Carlos, da Associação José Afonso, que integra a organização das comemorações dos 37 anos da Revolução dos Cravos.

José Carlos considerou que «a comemoração é este ano particularmente importante, pela situação que está a ser imposta a Portugal», numa alusão à crise financeira e ao pedido de ajuda externa feito pelo Governo no início do mês. «Esperemos que o povo português abra os olhos e seja capaz de resistir à imposição que nos vem de fora e que está a esmagar o país», acrescentou.

Em frente à antiga sede da PIDE, no Porto, Maria José Ribeiro lembrou as várias vezes que ali esteve presa e apelou, sobretudo aos jovens, para que continuem a lutar pelos ideais de Abril. «Conquistamos o direito ao ensino, ao trabalho, a dignidade e temos de continuar a lutar, apesar das troikas, do FMI e de tudo que tem como objetivo desculpabilizar os autores da crise. Nós não podemos aceitar isso», afirmou a resistente antifascista.

À concentração seguiu-se um desfile até à praça da Liberdade que contou com a participação de centenas de pessoas de várias associações, sindicatos e partidos.
Continue a ler esta notícia