O Colégio Luso-Britânico em Elvas (Portalegre) está encerrado desde quinta-feira, após terem sido detetados quatros casos de covid-19, em três crianças e uma funcionária, revelou esta sexta-feira fonte da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA).

A mesma fonte disse à agência Lusa que, no seguimento destes casos, vão ser desenvolvidas, de imediato, ações de testagem junto dos alunos, funcionários e familiares.

O Colégio Luso-Britânico de Elvas existe desde 1924, sendo um estabelecimento de ensino particular e cooperativo, cuja entidade proprietária e titular é a Província Portuguesa da Companhia de Santa Teresa de Jesus.

Trata-se de um estabelecimento de ensino básico integrado, com educação pré-escolar e do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico.

Contactada pela Lusa para obter mais esclarecimentos, a direção do colégio limitou-se a confirmar, por escrito, ter decidido suspender “as atividades letivas presenciais”, sem indicar o motivo.

Acrescentou apenas que a decisão está de acordo com as orientações das autoridades de saúde locais, com as quais a direção disse manter “uma coordenação contínua”.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.756.395 mortos no mundo, resultantes de mais de 125,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.819 pessoas dos 819.698 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

/ JGR