Lisboa vai receber a próxima Jornada Mundial da Juventude - TVI

Lisboa vai receber a próxima Jornada Mundial da Juventude

  • CM com Lusa
  • 27 jan 2019, 14:44

Papa Francisco vem a Portugal em 2022 para o maior evento organizado pela Igreja Católica. Marcelo Rebelo de Sousa ouviu a decisão em direto, no Panamá

Lisboa vai receber em 2022 a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), considerado o maior evento organizado pela Igreja Católica, anunciou, neste domingo, o prefeito do Discatério para os Leigos, Família e Vida, Kevin Joseph Farrell, organismo do Vaticano que organiza as JMJ.

O anúncio foi feito na missa de encerramento das JMJ, que hoje terminam na Cidade do Panamá, presididas pelo Papa Francisco, e onde se encontra o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

“Como disse o santo padre, temos agora de sair daqui e pôr em prática tudo o que aprendemos. E a próxima Jornada Mundial da Juventude terá lugar em Portugal”, afirmou Kevin Joseph Farrell, perante milhares de jovens peregrinos de todo o mundo, entre os quais algumas centenas de portugueses, cujo entusiasmo foi imediato, aplaudindo.

Da assistência ouviram-se gritos de “Portugal, Portugal, Portugal”.

Veja também:

À missa assistiram o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, em representação do Governo, o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e o embaixador de Portugal no Panamá, Pedro Pessoa e Costa.

O cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, e cinco bispos portugueses (das dioceses de Lisboa, Guarda, Coimbra, Braga e Bragança-Miranda), assim como outros padres portugueses concelebraram a eucaristia.

A escolha de Portugal e, concretamente, de Lisboa, era expectável.

Marcelo Rebelo de Sousa manifestou, por diversas ocasiões, o desejo de que as JMJ tivessem como palco a capital portuguesa, tendo sido convidado para estar na Cidade do Panamá pelo seu homólogo panamiano.

Portugal vai ser o segundo país lusófono a receber as JMJ

Portugal será o segundo país lusófono a receber as JMJ, em 2022, depois de em 2013 ter sido o Brasil, naquela que foi a primeira deslocação ao estrangeiro do Papa Francisco.

Eleito Papa em 13 de março de 2013, sucedendo a Bento XVI, Francisco fez a sua primeira viagem apostólica ao estrangeiro, precisamente numas JMJ, quatro meses depois.

No Rio de Janeiro, na cerimónia de boas-vindas, e falando em português, o Papa afirmou: “Não tenho ouro ou prata, mas trago comigo algo mais valioso: Jesus Cristo. Venho em seu nome para alimentar a chama do amor fraterno que arde em todos os corações e desejo que a minha saudação chegue a todos".

O chefe de Estado do Vaticano adiantou ter sido desejo da providência que a primeira viagem ao estrangeiro fosse à América Latina, de onde viajou para Roma, para o conclave que o elegeu Papa.

Nas JMJ, Francisco anunciou ainda que voltaria ao Brasil em 2017, por ocasião do tricentenário da descoberta imagem de Nossa Senhora da Conceição em Aparecida, o que não sucedeu.

Nesse ano, fez uma deslocação de 24 horas a Fátima para o centenário dos acontecimentos na Cova da Iria e para a canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto.

Lista de cidades que receberam as jornadas:

1987 - Buenos Aires (Argentina)

1989 - Santiago de Compostela (Espanha)

1991 - Czestochowa (Polónia)

1993 - Denver (EUA)

1995 - Manila (Filipinas)

1997 - Paris (França)

2000 - Roma (Itália)

2002 - Toronto (Canadá)

2005 - Colónia (Alemanha)

2008 - Sydney (Austrália)

2011 - Madrid (Espanha)

2013 - Rio de Janeiro (Brasil)

2016 - Cracóvia (Polónia)

2019 – Cidade do Panamá (Panamá)

 

Continue a ler esta notícia