Porto: incêndio destrói casa de Almeida Garrett e fere dois bombeiros - TVI

Porto: incêndio destrói casa de Almeida Garrett e fere dois bombeiros

Alerta foi dado por volta das 01:56. Fogo destruiu prédio devoluto com três andares

Um incêndio destruiu por completo um prédio devoluto com três andares no Passeio das Virtudes, no centro do Porto, esta madrugada, confirmou fonte do CDOS do Porto à TVI24.

No fogo, cujo alerta foi dado pelas 01:56, ficaram feridos dois bombeiros, com escoriações leves. Receberam tratamento no Hospital de Santo António, no Porto, e, entretanto, já tiveram alta hospitalar.

Do edifício que ardeu fazia parte a casa onde nasceu e viveu o escritor Almeida Garrett, garantiu fonte dos Sapadores do Porto à TVI24.

O interior do prédio onde viveu o escritor Almeida Garrett [1799-1854] ficou totalmente destruído. Ficaram as fachadas onde se pode ainda ver o brasão principal com o nome do escritor”, disse à Lusa o comandante dos Bombeiros Sapadores do Porto, Carlos Marques, acrescentando que “as autoridades competentes já se encontram a investigar a causa do incêndio”.

O prédio devoluto que ardeu situa-se junto da Cooperativa Árvore e tem duas fachadas, uma que dá para a Rua Doutor Barbosa de Castro, número 37, e de onde se pode ver o brasão principal da casa com o nome do autor da obra Viagens na Minha Terra (1846), e a outra fachada dá para o Passeio das Virtudes, número 26.

Às 10:50, o incêndio ainda se encontrava em fase de rescaldo. “Os bombeiros ainda estão no local a efetuar operações de rescaldo e efetuar remoção de escombros”, disse fonte do Comando Distrital de Operação de Socorros (CDOS) do Porto.

Ao local deslocaram-se 44 bombeiros, com 13 viaturas, das corporações de Bombeiros dos Sapadores do Porto, Voluntários do Porto e Portuenses do Porto.

Continue a ler esta notícia