Notícia TVI: nove detidos em megaoperação da PSP no Porto - TVI

Notícia TVI: nove detidos em megaoperação da PSP no Porto

Autoridades realizaram 26 buscas domiciliárias nos bairros da Pasteleira Nova, Pasteleira Velha, Pinheiro Torres e e Lordelo do Ouro. Para além das detenções, foi ainda apreendida droga, armas de fogo e armas brancas

Mais de 150 operacionais da PSP cercaram, na manhã desta terça-feira, os bairros da Pasteleira Nova, Pasteleira Velha, Pinheiro Torres e e Lordelo do Ouro, na cidade do Porto. 

As autoridades realizaram 26 buscas domiciliárias no combate ao tráfico de droga. Em conferência de imprensa, o responsável da Divisão de Investigação Criminal da PSP, intendente Rui Mendes, confirmou nove detenções, a apreensão de uma “quantidade substancial” de droga - cocaína, haxixe, heroína e liamba -, uma arma de fogo, armas de airsoft, várias armas brancas e ainda 10 mil euros.

Naquela altura, estava ainda a ser apurada a quantidade total de droga apreendida: “Estamos numa fase de contabilização”, justificou Rui Mendes.

Esta megaoperação surgiu na sequência de uma investigação de vários meses da Divisão de Investigação Criminal do Porto e tinha como objetivo a apreensão de vários tipos de produto estupefaciente.

Questionado sobre a eventual relação desta operação com pedidos de atuação da Câmara Municipal,o responsável pela Investigação Criminal da PSP disse: “Estamos a falar numa investigação com alguns meses. Estamos a atuar no âmbito das nossas competências, sustentados num conjunto de informação que fomos recolhendo”.

A investigação foi acelerada devido a um vídeo que se tornou viral no passado dia 19 de junho: as imagens, gravadas no bairro da Pasteleira Nova durante um velório onde estavam mais de 100 pessoas, deixam perceber que há disparos de arma de fogo.

Às 07:00 da manhã desta terça-feira, hora legal para a realização de buscas domiciliárias, os bairros foram cercados.

A operação decorreu sob um enorme aparato policial, que contou com a Unidade Especial de Polícia no terreno, nomeadamente com o Corpo de Intervenção e equipas cinotécnicas que garantiram o perímetro de segurança para que os operacionais à civil trabalhassem em máxima segurança. Os cães foram também uma peça chave para a deteção de produto estupefaciente nas casas que forem alvos de busca.

Desde que o Bairro do Aleixo foi demolido, em março deste ano, que a Divisão de Investigacao Criminal do Porto se focou nos bairros da Pasteleira Nova e Pinheiro Torres, considerados problemáticos. Nestes dois bairros vivem mais de 2.000 pessoas.

Câmara do Porto congratula-se com intervenção da PSP

Em comunicado, a Câmara do Porto, presidida por Rui Moreira, elogiou a intervenção da PSP levada a cabo esta manhã, nos bairros da Pasteleira Nova e Pinheiro Torres. 

Esta intervenção das forças de segurança vem dar resposta aos pedidos, feitos há muito, pela autarquia junto da tutela e da Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública", lê-se no documento. 

A autarquia garante ainda que, em colaboração permanente com as autoridades, vai continuar empenhada "numa política de firme atuação que passa, nomeadamente, pelo despejo de inquilinos de habitações sociais que venham a ser condenados, em primeira instância, pela prática de tráfico de droga nestas habitações"

A 28 de junho, Rui Moreira admitiu em reunião do executivo ter a intenção de instalar câmaras de videovigilância no bairro de Pinheiro Torres, onde o aumento do tráfico de droga gerou um clima de medo entre os moradores.

Em maio, o Bloco de Esquerda denunciou, em reunião da Assembleia Municipal do Porto, que o desmantelamento do bairro do Aleixo estava a conduzir a uma “pulverização” do consumo e tráfico de droga na cidade.

Já em julho, numa pergunta dirigida ao ministro da Administração Interna, os deputados do CDS-PP eleitos pelo Porto questionaram o Governo sobre o reforço de meios policiais nos bairros municipais situados na envolvente do Aleixo, nomeadamente nos bairros de Lordelo, Pinheiro Torres e Mouteira.

Continue a ler esta notícia