Foi registado um surto de covid-19 nos Bombeiros de Vila Real de Santo António, em Faro. Ao que a TVI conseguiu apurar, são já 12 os bombeiros infetados, estando 38 elementos em isolamento profilático em casa.

Do efetivo de 72 bombeiros estão, neste momento, infetados com o coronavírus SARS-CoV-2 12 bombeiros e por determinação da delegada de saúde, outros 38 em isolamento profilático", lê-se num comunicado da Associação Humanitária que gere a corporação.

Ora, por isso mesmo, houve a necessidade de recorrer a voluntários, uma vez que os bombeiros não infetados não eram suficientes para assegurar o serviço.

A corporação, que serve também o concelho vizinho de Castro Marim, já na fronteira com Espanha, assegura, contudo, “que continua garantida a resposta a eventuais situações de emergência, proteção e socorro nos concelhos de Vila Real de Santo António e Castro Marim”.

Para tal, o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve reforçou o dispositivo daqueles dois concelhos do leste algarvio “com recurso ao dispositivo constituído como reserva estratégica dos Bombeiros do Algarve”, prossegue a nota.

Este surto foi detetado depois de um dos elementos, durante uma folga, ter apresentado alguns sintomas e ter decidido fazer o teste, que deu positivo.

A TVI sabe ainda que, ao início da tarde, foi realizada por duas corporações - de Albufeira e Portimão - uma desinfeção às instalações.

Marisa Rodrigues / Notícia atualizada às 13:25