Comandos: Exército instaura terceiro processo disciplinar a militar - TVI

Comandos: Exército instaura terceiro processo disciplinar a militar

"Militar interveniente na instrução do 127º Curso de Comandos" é alvo de processo no caso das mortes dos militares na sequência do treino

O Exército anunciou, esta sexta-feira, que instaurou um terceiro processo disciplinar "a um militar interveniente na instrução do 127º Curso de Comandos".

Em comunicado, o Exército revela ainda que "os três processos foram instaurados a dois Oficiais e um Sargento".

Os processos são decorrentes de um processo de averiguação interna na sequência das mortes de dois militares na sequência do treino do 127.º Curso de Comandos na região de Alcochete, no distrito de Setúbal, que decorreu no dia 4 de setembro. Vários militares que participavam no mesmo exercício receberam assistência hospitalar.

Antes de ser instaurado o terceiro processo, o Exército abriu um processo de averiguações interno, que ditou a instauração de dois processos disciplinares por “indícios de prática de infração disciplinar”.

Também o Ministério Público está a tomar conta do caso, tendo dois militares sido constituídos arguidos no âmbito da investigação realizada pelo DIAP e pela Polícia Judiciária Militar.

Os arguidos ficaram com Termo de Identidade e Residência, depois de terem sido ouvidos, na terça-feira, pelo DIAP. Estão indiciados pelo crime de omissão de auxílio. 

A TVI sabe que os arguidos não colaboraram no inquérito, mantendo-se em silêncio. 

Continue a ler esta notícia