Uma explosão de uma botita de gás destruiu esta quarta-feira uma habitação no concelho de Barcelos, no distrito de Braga, informaram fontes da proteção civil.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga explicou à agência Lusa que a explosão “terá sido provocada por uma botija de gás”, sublinhando que a habitação em causa “ficou com danos extensos”.

O comandante das operações de socorro no local acrescentou que “há suspeitas de que a explosão, que destruiu o primeiro andar de uma habitação com rés-do-chão, terá sido causada pela fuga de gás de uma botija”.

Na casa, “que ficou inabitável”, morava um casal de idosos, que saiu ileso da explosão, mas a mulher teve de ser levada para o Hospital de Barcelos “por precaução, por estar nervosa e emocionalmente alterada”, explicou Helder Ferreira.

Segundo o CDOS, o alerta foi dado pelas 07:31 e no local estiveram os Bombeiros Voluntários de Viatodos, uma patrulha da GNR, o piquete da EDP e o serviço municipal de proteção civil.

Agência Lusa / BMA