Algarve: centros de saúde prolongam horário por causa da gripe - TVI

Algarve: centros de saúde prolongam horário por causa da gripe

Vacina contra a gripe já está nos centros de saúde

Unidades de Portimão, Lagoa, Silves, Faro e Olhão vão funcionar até às 22:00 no inverno. Administração de Saúde do Algarve alerta para que aos primeiros sintomas de gripe se contate a linha de Saúde 24 (808 24 24 24)

Cinco centros de saúde algarvios vão funcionar em horário alargado, até às 22:00, durante o período de inverno, para reforçar o atendimento em caso de um eventual surto de gripe.

De acordo com a Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS/Algarve) o novo horário vai ser já aplicado em Portimão, Lagoa, Silves, Faro e Olhão, mas a medida poderá ser alargada a outras unidades, dependendo da afluência de utentes.

Para já, a consulta aberta nos centros de saúde de Faro e Olhão funcionará, todos os dias, das 09:00 às 22:00.

No caso dos centros de saúde de Portimão e Silves funcionará, também todos os dias, mas das 08:00 às 22:00.

Já no centro de saúde Lagoa, o horário será das 14:00 às 22:00, de segunda a sexta-feira.

A ARS/Algarve recomendou ainda que, no caso de os utentes sentirem os primeiros sintomas de gripe, como tosse, dores de cabeça, febre, mal-estar e dores musculares, deverão contactar a linha de Saúde 24 (808 24 24 24), para posterior encaminhamento.

Aquele organismo aproveitou, também, para apelar para a importância da vacinação contra a gripe, sobretudo nas pessoas a partir dos 65 anos ou que pertençam a grupos de risco (doentes crónicos e imunodeprimidos, a partir dos seis meses de idade, grávidas, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados).

Em comunicado, a ARS/Algarve diz estar está a monitorizar a afluência aos centros de saúde e urgências hospitalares, "de modo a avaliar a necessidade de reforço de recursos humanos ou alargamento de horário, para fazer face a um eventual acréscimo/fluxo de utentes aos serviços de saúde e responder atempadamente à possibilidade de um pico do surto gripal".

A medida insere-se no Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas – Módulo Inverno 2016/2017. Tem como objetivo reforçar "a prestação de cuidados de saúde à população, nomeadamente, nos casos de doença aguda, como gripe e infeções respiratórias".

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE