O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta terça-feira sob aviso amarelo o distrito de Faro e o arquipélago dos Açores, por causa da agitação marítima, e as ilhas da Madeira e Porto Santo, por causa da chuva.

Segundo o IPMA, o aviso amarelo para Faro prolonga-se até às 00:00 de quinta-feira por causa da agitação marítima na costa Sul, com ondas sueste com 2 a 2,5 metros.

Nos Açores, o aviso vai manter-se até às 18:00 de terça-feira por causa da agitação marítima nas ilhas do grupo central (S. Jorge, Pico, Faial, Graciosa e terceira) e do grupo ocidental (Corvo e Flores).

Para a Região Autónoma da Madeira, os avisos por causa dos períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada, prolongam-se até às 12:00 de quarta-feira e abrangem não só a costa norte, como a costa Sul e as regiões montanhosas da ilha da Madeira, assim como a ilha de Porto Santo.

Para esta terça-feira em Portugal continental o IPMA prevê céu geralmente muito nublado com possibilidade de aguaceiros, vento de leste por vezes forte no Algarve e terras altas e uma subida da temperatura máxima.

Há ainda a possibilidade de presença de poeiras no ar, vindas do Norte de África, o que fez com que a Direção-Geral da Saúde tivesse alertado na segunda-feira para a “fraca qualidade do ar no continente”, recomendando cuidados redobrados para a população mais sensível, como crianças e idosos.

As temperaturas mínimas vão variar entre os 8º (Braga) e os 16º (Faro) e as máximas entre os 20º (Guarda) e os 29º (Leiria e Setúbal).

/ JGR