Uma explosão na pedreira Fernando Almeida e Filhos em Alpendorada, concelho de Marco de Canaveses, no Porto, fez, esta sexta-feira, dois feridos graves, confirmou à TVI fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto. 

O transporte das vítimas, dois homens com cerca de 45 anos, para o Hospital Universitário de Coimbra foi feito por via aérea, através de helicóptero do INEM, e através de ambulância, devido a alegados problemas técnicos observados na segunda aeronave destacada para a ocorrência.

O alerta foi dado às 08:58 horas, segundo fonte do INEM.

Para o local, além dos dois meios aéreos, foram deslocados 17 operacionais apoiados por sete viaturas do INEM, GNR e Bombeiros de Marco de Canaveses e Macedo de Cavaleiros. 

Feridos manuseavam explosivos

Os dois trabalhadores da pedreira manuseavam explosivos quando ocorreu o acidente, disse à Lusa fonte dos bombeiros.

Apesar da gravidade das queimaduras sofridas na face e nas vias respiratórias, as duas vítimas, ambas residentes em Penafiel, não deverão correr perigo de vida, de acordo com o comandante Sérgio Silva.

Segundo a proteção civil municipal, já foram iniciadas pelas autoridades competentes as investigações às circunstâncias da explosão de pólvora.

/ CE/CM - notícia atualizada às 14:48