Portugal regista mais nove mortes e 328 novos casos de Covid-19, segundo os últimos dados revelados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no boletim deste domingo.

O total de vítimas mortais é, agora, 1.614, enquanto já foram confirmados 43.897 casos de infeção.

O número de doentes internados voltou a ultrapassar os 500. Com efeito, são 503 os pacientes hospitalizados, dos quais 73 estão em Unidades de Cuidados Intensivos, número que se mantém em relação ao último boletim.

Foram registadas 245 recuperações nas últimas 24 horas, pelo que o total é de 29.017. O total de casos ativos em Portugal é 13.266.

A região de Lisboa e Vale do Tejo voltou a registar a maioria dos contágios. Com mais 254 contágios, aquela zona registou 77% das infeções no último dia.

Foi também naquela região que se registaram seis das nove mortes. Os restantes três óbitos foram verificados no Alentejo, onde existe um surto no município de Reguengos de Monsaraz.

Boletim DGS 05/07 by António Guimarães on Scribd

O boletim volta a referir que há 200 casos ainda por incluir no total, referentes a testes realizados por um laboratório que em três dias desta semana não os registou no sistema para o efeito, estando a sua distribuição ainda a ser analisada pelas autoridades de saúde.

A distribuição do total de casos por concelho não foi atualizada.

Este relatório de situação não inclui a atualização da imputação de casos aos concelhos. A DGS está a realizar a verificação de todos os dados com as autoridades locais e regionais de saúde que ficará concluída durante os próximos dias”, lê-se no boletim.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 530 mil mortos e infetou mais de 11,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

António Guimarães