António Lobo Xavier, antigo líder do CDS-PP e conselheiro de Estado, está infetado com o novo coronavírus.

O centrista esteve presente na última reunião do Conselho de Estado - a 29 de setembro, no Palácio da Cidadela - junto de Marcelo Rebelo de Sousa, de António Costa, do presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e da Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen. 

Ao que a TVI apurou, a Presidência da República contactou de imediato todos os conselheiros, tal como a Comissão Europeia. Além dos conselheiros de Estado, participou na reunião, como convidada, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Ainda na noite deste domingo, os conselheiros que se encontravam em Lisboa, como o primeiro-ministro, António Costa, o Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e ex-presidentes da República, fizeram testes e obtiveram resultado negativo à covid-19. Apesar de já ter sido testado no final da semana, Marcelo Rebelo de Sousa voltou a ser testado esta noite, por volta das 21 horas e obteve resultado negativo.

Ao que apurou a TVI, entre os antigos presidentes, apenas Ramalho Eanes será testado nesta segunda-feira,

Os restantes membros do Conselho de Estado e todas as pessoas presentes na reunião daquele órgão de Estado serão testados à covid-19 nesta segunda-feira.

Assim sendo, António Costa, Ferro Rodrigues, Francisco Louçã, Leonor Beleza, Jorge Sampaio, Cavaco Silva e Marques Mendes foram testados esta noite, na Fundação Champalimaud, e todos obtiveram testes negativos para o novo coronavírus.

O Presidente do Tribunal Constitucional, Manuel Costa Andrade, só será testado esta segunda-feira e, por isso, não participará nas cerimónias do 5 de outubro.

António Lobo Xavier disse à agência Lusa que falou com o Presidente da República e que só teve sintomas na quinta-feira à tarde, nomeadamente “febre ligeira e cansaço”. Na quarta-feira, Lobo Xavier ainda participou no programa Circulatura do Quadrado, da TVI24.

Neste momento já não tenho febre e sinto-me bem”, declarou.

/ Pedro Benevides, Graça Picão e Lara Férin | Notícia atualizada às 01:33