«Não Obrigada» gasta 470 mil euros - TVI

«Não Obrigada» gasta 470 mil euros

Grávida [Arquivo]

Movimentos do não com orçamento de 635 mil euros. PS gasta 598 mil

Relacionados
A Plataforma «Não Obrigada» orçou em 427.735 euros a campanha que está a realizar para o referendo sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez (IGV). Este número representa a fatia mais importante dos movimentos de defesa do «não», que todos juntos prevêem gastar 635 mil de euros - um valor superior aos 598 mil euros que o PS conta despender em campanha.

A revelação dos números da Plataforma foi feita por Paulo Núncio, um dos seus representantes, que respondeu esta tarde às perguntas dos leitores do PortugalDiário, num chat em directo.

«O orçamento apresentado [à Comissão Nacional de Eleições] foi de 427.735 euros», anunciou o advogado, realçando que este número «corresponde meramente a uma estimativa».

O representante do movimento que se opõe à descriminalização do aborto, frisou que este valor equivale à expectativa que o seu movimento conta recaudar através de donativos de particulares, sublinhando a desvantagem em relação às formações políticas.

«A única forma de atenuar a discriminação entre os partidos políticos e a Plataforma é angariar donativos de particulares. Foi por isso que a Plataforma fez ontem um apelo público a todas as pessoas que se identificam com o `não¿ para entregarem donativos para a campanha», disse.

Os números hoje divulgados pela Plataforma, que foram entregues à Comissão Nacional de Eleições, confirmam aqueles que foram avançados pelo Bloco de Esquerda (cuja campanha está calculada em 133 mil euros). O BE referiu ainda que a «Não Obrigada» já gastou, até ao momento, 363 mil euros em «outdoors» para a campanha.

Paulo Núncio desvalorizou estes gastos, justificando: «A Plataforma não recebe financiamentos ou subvenções do Estado. A campanha está totalmente dependente de donativos de particulares e do trabalho voluntário de muitos milhares de portugueses espalhados pelo país».
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE