Condenado por abusar de vizinha de 13 anos - TVI

Condenado por abusar de vizinha de 13 anos

Criança (arquivo)

Estava acusado pelo Ministério Público de 139 crimes de abuso sexual de crianças, mas só foi condenado por quatro

Relacionados
O Tribunal de Aveiro condenou a quatro anos e meio de prisão efetiva, em cúmulo jurídico, um homem acusado por abuso sexual de uma rapariga de 13 anos, sua vizinha, segundo um acórdão esta quinta-feira consultado pela agência Lusa.

O arguido, de 55 anos, estava acusado pelo Ministério Público (MP) de 139 crimes de abuso sexual de crianças, um dos quais na forma tentada, correspondendo ao número de atos alegadamente praticados.

No entanto, o coletivo de juízes só conseguiu «descortinar quatro contextos espaciais e situacionais» em que os abusos ocorreram, condenando assim o arguido por quatro crimes de abuso sexual de crianças.

Durante o julgamento, o arguido não prestou declarações, tendo o coletivo de juízes formado a sua convicção no depoimento da vítima, que foi «espontâneo, coerente e credível».

O tribunal deu como provado que o homem, em diferentes circunstâncias, abusou da menor, aproveitando-se do bom relacionamento de vizinhança e de amizade que tinha com os pais da vítima.

As abordagens do arguido à menor iniciaram-se desde data não concretamente apurada, mas situada no ano letivo de 2012/2013, e prolongaram-se até março de 2014.

A investigação do caso teve origem numa denúncia anónima recebida na Segurança Social, que a transmitiu à escola da menor.

O arguido, que foi detido pela Polícia Judiciária de Aveiro em abril de 2014, vai manter-se em prisão preventiva até trânsito em julgado da decisão.
Continue a ler esta notícia

Relacionados