Sertã: autocarro espanhol fazia transporte escolar durante a semana - TVI

Sertã: autocarro espanhol fazia transporte escolar durante a semana

Responsável da empresa afirma que as autoridades portuguesas disseram que, «à primeira vista, os travões e as rodas estavam bons»

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O autocarro espanhol acidentado no IC8, no domingo, tinha passado «todas» as inspeções técnicas no país vizinho e efetuava transporte escolar, sendo alugado, aos fins de semana, para excursões, disse, esta segunda-feira, um responsável da empresa ao jornal Hoy.

Na sua página na Internet, este jornal diário da Estremadura espanhola, região vizinha do Alentejo, cita Albino Herrera, genro do proprietário da empresa a que pertence o autocarro, a Rabazo Autocares.

O veículo encontrava-se «em boas condições para circular», tanto em Espanha como em Portugal, segundo o responsável citado pelo Diário Hoy.

O autocarro «passou em todas as ITV [Inspeções Técnicas de Veículos] e encontra-se em boas condições», insistiu Albino Herrera, referindo que as autoridades de trânsito de Portugal terão comunicado à empresa que, «à primeira vista, os travões e as rodas» da viatura «estavam bons».

Este veículo da Rabazo Autocares, situada na localidade de La Codosera, na província de Badajoz e a cerca de cinco quilómetros da fronteira com o concelho alentejano de Arronches, costumava ser alugado, «aos fins de semana, para excursões e serviços ocasionais», afirmou Albino Herrera.

Durante a semana, escreve o jornal espanhol, citando a mesma fonte, o veículo assegurava o transporte escolar entre os municípios de La Codosera e Albuquerque, este último também na província de Badajoz.

A viatura envolvida no acidente de domingo, numa zona do IC8 no concelho de Sertã, segundo a garantia dada ao jornal por Albino Herrera, tinha sido matriculada «em 1999-2000», quando «ainda não era obrigatório» em Espanha a instalação de cintos de segurança em todos os lugares nos veículos de longo curso.

A legislação espanhola estabelece que só os veículos de longo curso posteriores a 2007 têm de disponibilizar cintos de segurança em todos os lugares, enquanto em Portugal a imposição vigora desde 1999.

Em declarações ao Diario Hoy, Albino Herrera confirmou que o autocarro que sofreu o acidente só tem cintos de segurança em alguns lugares, o que já tinha sido hoje avançado à agência Lusa pelo organizador da excursão, Luís Barbas.

O motorista da viatura pesada de passageiros, natural do concelho alentejano de Nisa e também ferido no acidente, trabalhava há seis anos para a empresa Rabazo, refere ainda o diário espanhol.

O despiste ocorreu no domingo de manhã, no IC8, no nó do Carvalhal, concelho de Sertã, e provocou 11 mortos e um número elevado de feridos, alguns dos quais em estado grave.

A viatura, transportando um grupo de 44 pessoas, quatro delas crianças, partira de Portalegre em direção a São Paio de Oleiros (Santa Maria da Feira), para uma visita a uma exposição denominada «O maior presépio do mundo».

Das 11 pessoas que morreram, dez eram do concelho de Portalegre e a outra da freguesia de Assumar, do vizinho concelho de Monforte.
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